quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vamos lembrar Abril

Para muitos de nós, o dia da Revolução dos Cravos ainda significa, verdadeiramente, a transição de um regime de opressão e ditadura para um outro democrático. Ainda temos bem presente na memória a censura e a tortura, ameaças vivas a quem apenas queria respirar LIBERDADE.
Para as gerações mais novas, o passado perde-se numa neblina de ideias nunca vividas e de palavras nunca sentidas.
O que sabem eles do 25 de Abril, de António de Oliveira Salazar ou da PIDE? O que sabem eles de cravos e militares, de fascismo ou democracia?
Saberão, com certeza, aquilo que estivermos dispostos a ensinar-lhes. A responsabilidade é nossa.
Como conta Manuel António Pina*, “a liberdade é um tesouro muito valioso” e este deve ser cuidado e preservado com respeito e tolerância.
Ensinar a valorizar e respeitar a liberdade nesta sociedade em que, por vezes ou muitas vezes, os valores nos parecem invertidos, também é da nossa responsabilidade.

A pensar numa forma de ajudar a ensinar ABRIL, a BE reuniu informação e bibliografia sobre o dia em que se comemora a liberdade em Portugal.
Também com esse propósito, sugere a consulta na Internet do sítio “Centro de Documentação 25 de Abril” da Universidade de Coimbra que disponibiliza informação, documentos, fotografias, livros… e também um conjunto de 32 perguntas sobre o 25 de Abril. As respostas são oferecidas em animações do DVD “25 de Abril, 32 Anos, 32 Perguntas”.
Vale a pena espreitar!
Centro de Documentação 25 de Abril

*Pina, Manuel António, O Tesouro, edição de APRIL (Associação Política Regional e de Intervenção Local)

E ainda um cantor de Abril, de sempre e para sempre: Zeca Afonso

1 comentário:

Anónimo disse...

adorei ler na sala do 3ºB a onde a participação de toda a turma foi excelente foi uma óptima experiência e terei todo o gosto em repetir bjs para todos e outro para a professora Andreia pelo excelente trabalho que tem feito!!!!