sábado, 24 de abril de 2010

Semana da Leitura - 19 a 23 de Abril

A Semana da Leitura decorreu de 19 a 23 de Abril, com a promoção do livro e da leitura em grande destaque. A primeira iniciativa da semana foi a Troca do Livro Usado. Todos tiveram oportunidade de trocar um livro já lido por outro. E quem não tinha livro, trocou um poema.
Foi uma actividade interessante que os alunos querem ver repetida. Assim, ainda este período escolar, haverá outra iniciativa deste género. É só aguardar…


Ainda neste dia, os alunos do 2º ano, da professora Yolanda, foram visitar a Feira do Livro, no Fogueteiro, inserida na iniciativa, o Livro em Festa, promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal. Foi muito divertido! Todos puderam comprar livros mais baratos e ainda conheceram o Espantalho Zacarias. Este esteve sempre muito amável e sorridente.


O dia 20 foi dedicado à arte. As turmas contactaram com alguns livros de arte para crianças, observaram algumas pinturas famosas, identificaram os seus autores e conversaram sobre o assunto. Para terminar, experimentaram o ateliê de pintura, deram asas à imaginação e pintaram verdadeiras obras de arte. Alguns dos trabalhos encontram-se expostos na biblioteca.



Durante toda a semana os pais e outros familiares visitaram a escola e tiveram a oportunidade de ler histórias e conviver com os alunos. Foram momentos de partilha e afecto que dificilmente serão esquecidos. Como forma de agradecimento, os nossos alunos ofereceram aos convidados um marcador de livros.
Obrigada a todos os presentes nesta iniciativa.



O lançamento do Livro Andante foi um dos pontos altos desta semana. Os alunos assistiram no ginásio ao visionamento do nosso blogue, viram algumas das notícias e dos seus trabalhos publicados; aprenderam a fazer comentários e a registar o percurso dos nossos livros andantes.
Foram abandonados, no espaço escolar, dois livros, por cada ano, devidamente identificados. Cada vez que estes são encontrados, fazem novos amigos e através do nosso blogue, conseguimos sempre saber quem é que são.


No dia 23, fomos Pintar Abril e ainda brincámos um bocadinho no insuflável. O nosso painel sobre o 25 de Abril é um dos mais bonitos.

2 comentários:

Anónimo disse...

parabens para os aluno de escola d.nuno álvares pereira

Anónimo disse...

parabns a todos