Especial Leitura - livro do mês 2016-2017

ESPECIAL LEITURA - LIVRO DO MÊS

PROJETO aler+

MÊS DE MAIO

Para o mês de maio selecionamos o livro que ficou em segundo lugar na votação dos alunos de 1º ciclo das escolas portuguesas na 1ª edição de “miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”
Uma história muito divertida.
Queres saber porque é que o dinossauro, a toupeira, o papagaio e muitas outras criaturas não podem conduzir?!
Então entra neste livro e deixa-te guiar por um mundo divertido de animais que parecem pessoas reais. Sem regras nem sinais as estradas são uma selva e os perigos muitos mais.

Boa viagem... em segurança!


MÊS DE ABRIL


O gafanhoto Valdemar vive feliz no vale e sonha conhecer o mar que o pai adorava, mas de onde nunca mais regressara. A mãe fê-lo prometer que nunca, nunca se aproximaria do mar.
Porém, Valdemar tem de quebrar a promessa feita à mãe, para realizar o seu sonho de infância.
Um dia, encontra Ana Catarina, uma menina com fobia a gafanhotos.
O medo e a aversão iniciais separam-nos até que a curiosidade vence as distâncias e ambos embarcam numa aventura insonhável.
Um livro encantador, um livro a não perder!
Autora: Margarida Pogarell
Ilustrador: Robert Pogarell (Ilustração)

Nestas férias da Páscoa não fiques indiferente à leitura!

MÊS DE MARÇO


Selecionámos para o mês de março, um dos livros da autoria do nosso convidado, João Manuel Ribeiro.
A Menina das Rosas é a recriação do episódio lendário do milagre das Rosas, envolvendo o Rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel, aqui designada de Rainha Menina. A propósito do milagre são revisitados alguns factos da história de Portugal e alguns lugares bem conhecidos, como o Convento de Santa Clara, em Coimbra, o pinhal de Leiria e a cidade de Santarém.
 Deixamos um pequeno excerto:

"Quando Isabel, a Rainha Menina, acabou de escrever estas palavras tinha os olhos grávidos de lágrimas e o pensamento parado em D. Dinis, rei de Portugal e em Afonso, seu menino bravo, que decidira virar-se contra o pai, acusando-o de mau governo do reino".

MÊS DE FEVEREIRO 2017


 Como já referimos, “Um perito em busca da verdade”, é mais um livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, integrado na colecção Seguros e Cidadania.
De fácil leitura, este livro narra as peripécias de um perito de seguros de nome Luís, na descoberta da verdade sobre o desaparecimento de vários quadros de artistas de renome, como por exemplo Picasso, de que a família Gomes era proprietária.
Assim, antes da Seguradora efectuar o pagamento dos quadros segurados este “investigador”, contando com a ajuda da sua amiga Filipa, inicia uma verdadeira busca em redor do que terá acontecido na noite em que desapareceram os quadros.
Será que os quadros foram roubados? Será que alguém os tirou inadvertidamente da parede onde se encontravam? Será que a companhia de Seguros onde trabalha o Luís vai ter que reembolsar os proprietários dos quadros?

São muitas as questões que se podem colocar. Acompanha esta história, requisitando o livro na tua biblioteca escolar.


MÊS DE JANEIRO 2017

Dois irmãos gémeos, mas completamente diferentes. A começar pelo facto de a Mariana ser uma rapariga e o Manuel um rapaz... Contudo, há mais diferenças: a Mariana salta de asneira em asneira; o Manuel, de conhecimento em conhecimento. Viver perto deles é estar num mundo sempre em sobressalto! Como é que a Mariana vai resolver as encrencas em que se mete? E como é que o Manuel aplica o que sabe no dia a dia? Será que a Mariana consegue melhorar e começar a portar-se bem? E será que o Manuel entende o que se passa naquele coração irrequieto, sempre cheio de boas intenções e más ideias? Não imaginam, não é verdade? Pois... vão ter de ler este livro e... entrar no mundo dos gémeos. Afinal, eles são mesmo divertidos!

Acedido em https://www.wook.pt/livro/7-irmaos-mariana-e-manuel-gemeos-em-sarilhos--maria-joao-lopo-de-carvalho/16270533


MÊS DE DEZEMBRO


Porque estamos na época natalícia recomendamos de Sophia de Mello Andresen "A noite de Natal "


A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.

Livro recomendado para o 3.°, 4.°, 5.° e 6.° anos de escolaridade.


MÊS DE NOVEMBRO



"Dos Pés à Cabeça": aí está o nosso corpo!

Com ele nos identificamos, com ele vivemos, rimos, cantamos, corremos. Com ele pensamos, sentimos, observamos. Estudamos o corpo humano na escola e descobrimos a sua estrutura, os órgãos que o compõem, as suas funções. Aprendemos a protegê-lo.

Mas fora das aulas, é graças a ele que jogamos futebol, que saltamos à corda, que abraçamos um amigo, que vemos a beleza do que nos rodeia.

Os poemas presentes neste livro, poemas musicados e cantados por Daniel Completo permitem-te viajar no mundo do corpo humano.

Deixamos um pequeno vídeo ilustrativo

MÊS DE OUTUBRO

Porque estamos no mês da biblioteca escolar apresentamos como sugestão de leitura, o livro de  Jostein Gaarder e Klaus Hagerup,  “A Biblioteca Mágica”. Um livro cheio de magia e encanto.

Não faz da coleção da tua biblioteca escolar, mas podes requisitá-lo na biblioteca municipal. 

Sinopse
Dois jovens primos e grandes amigos separam-se depois das longas férias do Verão. Mas as novidades são tantas que para se manterem em contacto um com o outro recorrem às cartas, numa espécie de livro-diário, onde contam tudo o que lhes acontece. Nesta troca de correspondência encontram acidentalmente uma estranha carta caída da mala da Lilli dos Livros, com indicações misteriosas que os dois jovens vão investigar…
Uma descoberta ou um reencontro com o mundo dos livros, desde os mais antigos até aos mais atuais, onde se revelam a todos os leitores importantes características das diferentes épocas do livro.

Sem comentários: