quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Requisições domiciliárias -1º período

A biblioteca escolar em articulação com as professoras titulares promovem as requisições domiciliárias como uma das formas de incentivo à leitura de modo a induzir nos alunos o gosto pelos livros e o prazer da leitura.
Todas as turmas, com exceção do 1º ano que vai iniciar as requisições no 2º período, passaram pela biblioteca e procederam à requisição de livros. Trata-se de uma atividade que se pretende semanal, o que nem sempre é possível tal como revelam os números.



As turmas do 2º e 3º ano estão de parabéns pelo número de requisições que fizeram durante o primeiro período!

A importância da leitura

O gosto pelos livros e pela leitura deve ser incentivado desde a mais tenra idade, primeiro através da imagem e do contar ou ler histórias e depois através da leitura orientada ou individual, pelo que o empenho nesta área dos encarregados de educação, educadores e professores num trabalho colaborativo com as bibliotecas escolares e municipais se reveste da maior importância. É bem verdade que de “pequenino se torce o pepino”.

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos:

sábado, 24 de dezembro de 2016

Missa do Galo

A poucas horas da Consoada deixo o texto

A Missa do Galo
Na noite de breu do meu Alentejo, quando o Natal se avizinhava e o 24 de dezembro caminhava, horas tardias, para a Missa do Galo, havia no ar fumo e cheiro a azinho queimado nas lareiras e o agradável odor do azeite a fritar as filhós e as azevias.
De vez em quando, das pedras da rua, chegavam-nos passos apressados de bota alentejana cardada a caminho do aconchego  da lareira. Da porta da rua vislumbravam-se, ao fundo da rua, os vultos envoltos em capotes e samarras de pele de raposa.
Noite dentro, meia-noite nascida, a igreja acolhia o ritual da Missa do Galo e beijava-se a imagem do Menino Jesus.
O presépio era construído, semanas antes, com o mais belo musgo das pedreiras da ribeira do Mato  Brito que a meninada da catequese recolhia com o ânimo e a alegria de operários que recolhem os elementos e os materiais para a construção do mundo da sua imaginação: o presépio da igreja da aldeia, com todas as figuras a que tinha direito, segundo os cânones de então.
Volto sempre ao Natal da minha aldeia.
Por vezes recordando, mas volto sempre, que essa é a grande capacidade da nossa imaginação: voltar sempre ao lugar da nossa felicidade que é quase sempre o lugar onde fomos meninos. (p.45)


Porfírio, Manuel, (2016).30 Contos de Réis e outras histórias. Lisboa: Edições Colibri 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Vamos ouvir o poema "História Antiga" de Miguel Torga


Votos de Boas Festas


Poema "História Antiga" de Miguel Torga

Miguel Torga escreveu este belo poema


História antiga


Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
Feio bicho, de resto:
Uma cara de burro sem cabresto
E duas grandes tranças.
A gente olhava, reparava e via
Que naquela figura não havia
Olhos de quem gosta de crianças.

domingo, 11 de dezembro de 2016

A noite de Natal de Sophia de Mello Andresen

Porque o nosso livro do mês de dezembro é "A noite de Natal" de Sophia de Mello Andresen, deixamos este vídeo que reconta a história. Esperamos que seja do vosso agrado.

Ação Plasticologia Marinha – Oceanário de Lisboa

Ação didática na área da educação ambiental, intitulada Plasticologia Marinha, promovida pelo Oceanário de Lisboa,  dirigida a alunos de 1.º e 2.º ciclos da Área Metropolitana de Lisboa e do Distrito do Porto.
O objetivo fundamental desta ação é a de sensibilizar e educar para a problemática do plástico nos oceanos.

Inscrevemos as turmas de 3º e 4º ano das escolas de 1º ciclo do Agrupamento e as turmas de 5º ano da Escola Básica de Corroios. Já sabemos que fomos selecionados, o que será certamente uma mais valia para os nossos alunos. As ações irão decorrer no 2º período.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Sessão de escrita criativa - Estação do Livro

Na quarta feira, dia 30 de novembro,  tivemos, ainda integrada na iniciativa da Estação do Livro,
uma sessão de escrita criativa dinamizada pela Paula e pela Teresa, técnicas superiores da BMS. O texto que serviu de base foi o livro “Greve” de Catarina Sobral. Depois de ouvirem atentamente a história, os alunos tiveram que ordenar uma outra história e colocar os pontos. Foi um desafio que, com alguma ajuda, foi bem sucedido.


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Bruno Magina - "A vila das cores"



 Integrado na iniciativa Estação do Livro, recebemos na nossa biblioteca o escritor Bruno Magia, que trouxe com ele os livros já editados. A sessão incidiu sobretudo sobre "A vila das cores", texto anteriormente trabalhado pelas turmas do 3º ano que, com a ajuda dos encarregados de educação e das professoras, Lurdes e Ana, apresentaram trabalhos muito interessantes utilizando os mais diversos materiais.







No final foram muitas as questões colocadas ao escritor que a todos respondeu de forma serena. Por fim, o autor autografou os livros adquiridos por alguns dos presentes.

 Assim, se vai criando o gosto pelos livros e pela leitura!

sábado, 19 de novembro de 2016

Estação do Livro - " A princesa espertalhona"

Iniciámos no dia 14 de novembro, as atividades integradas na Estação do Livro. 



Recebemos na nossa biblioteca as técnicas superiores da BMS, Susana e Sofia  que no vieram contar a história de Babette Cole, A princesa Espertalhona, uma história com um final diferente do que era esperado pelas crianças. Na verdade, todos esperavam que a princesa casasse com o príncipe e fossem felizes para sempre. Com o decorrer da conversa que entretanto se foi desenvolvendo entre a Susana e os alunos estes acabaram por entender que a liberdade de escolha é muito importante na vida de cada um.

No final, a professora bibliotecária lançou um desafio aos alunos de 2º ano da professora Telma, o de fazerem a ilustração da história. Será que conseguiram? Parece-me que sim! Fiquem atentos!

Estação do Livro - de 14 a 25 de novembro


A Estação do Livro é uma iniciativa da Biblioteca Municipal do Seixal em parceria com as bibliotecas escolares do concelho. Contamos com várias atividades que visam essencialmente a promoção do livro, da leitura e da escrita junto dos alunos. Sessões de escrita criativa, encontro com escritores e contadores de histórias vão animar as nossas bibliotecas.

Vamos ainda promover a partilha de leituras e a ilustração de poemas.

domingo, 30 de outubro de 2016

Encontro com Daniel Completo

Com o objetivo de formar LEITORES e fomentar o gosto pelo LIVRO, no próximo dia 10 de Novembro, pelas 9.30 teremos um encontro com o autor/intérprete Daniel Completo.
Embora os poemas, da autoria de Luísa Ducla Soares, se destinem aos mais novos, procura-se também que, através dos livros (contendo CD), os pais e professores os utilizem como instrumento educativo, numa abordagem pedagógica e lúdica.
No final do encontro realiza-se uma sessão de autógrafos.

Os livros encontram-se à venda na feira do livro de autor que decorre até dia 10 de novembro.

sábado, 22 de outubro de 2016

24 de outubro - Dia das bibliotecas Escolares


Em 2016 celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar no dia 24 de outubro. O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro.
Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

Este ano a celebração das bibliotecas do agrupamento será realizada na ginásio da EB 1 de Miratejo.

Deixamos o convite a todos quantos queiram aparecer, numa festa que vai ser da leitura, da partilha e dos afetos.

sábado, 15 de outubro de 2016

Sessão com António Fontinha

 Conforme tínhamos já informado, tivemos na nossa biblioteca no dia 12 a presença do contador de histórias, António Fontinha.

No início da  sessão, os alunos presentes declamaram e muito bem o poema “Livro” de Luísa Ducla Soares, uma surpresa muito agradável para os seus encarregados de educação.


Seguiram-se as histórias de António Fontinha que mais uma vez encantaram miúdos e graúdos.
Ficamos a aguardar a ilustração da história “O lobo e o caracol”. Os melhores desenhos serão publicados no blogue. Então, meninos e meninas e respetivos encarregados de educação, mãos à obra! 

Prémio Nobel da Literatura 2016


https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8558095914299032237#editor/target=post;postID=6744503332483278542

O Prémio Nobel de Literatura foi atribuído, quinta-feira, dia 13 de outubro,  ao músico norte-americano Bob Dylan.

Bob Dylan, 75 anos, foi o escolhido este ano por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana, foi a explicação dada pela Academia Sueca.

domingo, 9 de outubro de 2016

António Fontinha


É com muito gosto que vamos ter, de novo, na nossa biblioteca António Fontinha, contador exímio de histórias.
A sessão realiza-se no dia 12 de outubro, pelas 18.30. Destina-se fundamentalmente aos alunos do 1º ano e respetivos encarregados de educação.

Não falte, contamos com a sua participação!


Ouvir uma história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, contribui para que a criança possa compreender e interpretar melhor.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

O elefantinho


O Elefantinho

Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?
— Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!

 


Vinicius de Moraes

A gaivota que não queria ser


Era uma vez uma gaivota que gostava de ser pomba. Dizia ela que as gaivotas não servem para nada, ao passo que as pombas sempre servem para alguma coisa. — Levam cartas, mensagens, avisos de um lado para o outro — explicava ela às outras gaivotas. — São as pombas ou os pombos-correios. — Também há quem as cozinhe com ervilhas — interrompeu-a uma gaivota trocista. — Essa serventia a nós não nos interessa — arrepiaram-se as outras gaivotas, que voaram, alarmadas. Ficou sozinha a gaivota que queria ser pomba. Servir de cozinhado também não estava nas suas ambições, mas à falta de outro préstimo… E pensou: “Gaivota estufada”, “Gaivota de cabidela”, “Gaivota guisada com batatas”… Realmente, não lhe soava bem. E menos bem devia saber, porque nunca lhe constara que os humanos, de boca aberta para todos os gostos, tivessem incluído tais receitas nos seus livros de cozinha.

4 de outubro - dia mundial do animal : um video

Como forma de homenagear os animais, deixamos um pequeno vídeo, com algumas imagens ternurentas. Deixem o vosso comentário.

4 de outubro - Dia mundial do animal

Celebrámos hoje o dia mundial dos animais, naturalmente com leituras, mas não só!

Os alunos, colaboradores da biblioteca, prepararam uma surpresa para os meninos do 4º ano  da EB1  D. Nuno Álvares Pereira que têm a sua sala de aula na Básica de Corroios.
A leitura do texto “A gaivota que queria ser pomba” de António Torrado e a declamação do poema “Elefantinho” de Vinicius de Morais foram feitos de forma exemplar pelas alunas Eva, Júlia e Diana  do 6º E. Os marcadores e os gatinhos em cartolina fizeram as delicias dos mais pequenos.

As leituras estenderam-se às turmas da EB1 D. Nuno.



outubro - mês internacional da biblioteca escolar

Sabiam que outubro é o mês internacional da biblioteca escolar?
Vamos festejá-lo com muitas atividades que terão sempre a leitura, os livros e as aprendizagens como  pano de fundo!


Aprende a descodificar o teu mundo

Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

Contamos contigo! Participa!


De regresso



Depois das férias, regressámos ao trabalho. Um bom ano letivo para todos com muitas leituras e muitas aprendizagens!

sábado, 9 de julho de 2016

A menina que odiava livros

Porque é impossível não gostar dos livros!

Aprende a gostar dos livros, eles oferecem-nos viagens fantásticas!
Boas leituras!

terça-feira, 21 de junho de 2016

Uma história para ver e ouvir

Para se distraírem deixamos esta pequena história com animação de Ana Maria Machado. Espero que gostem.


As férias já chegaram .... agora é hora de descansar e colocar em dia as leituras!



Terminadas que estão as atividades letivas e depois de um ano de muito trabalho (para os que estudaram …) chegou agora o tempo de gozar as férias. Aproveitem bem … descansem …. brinquem e não se esqueçam que um livro é sempre um bom amigo, mesmo em tempo de férias.

Boas Férias!

Até setembro, na D. Nuno ou na EB de Corroios.
Prémios na EB1 D. Nuno Álvares Pereira


Foram  entregues na penúltima semana de aulas os prémios aos alunos vencedores do concurso “No país dos dentes”, promovido pela biblioteca Escolar no âmbito do projeto SOBE. Coube às alunas monitoras da Biblioteca Escolar da EB de Corroios a entrega dos prémios aos seus colegas de 2º ano no meio de grande animação. O primeiro prémio foi para  Lara Moreira, o segundo para o Eric e o terceiro para a Eunice Madeira.

Parabéns a todos quantos participaram e o nosso muito obrigado à Inês, à Carolina e à Nicole pela sua colaboração com a biblioteca escolar.

Turmas do 4º ano na EB de Corroios

Foi com muito gosto que recebemos na nossa biblioteca as turmas de 4º ano das EB 1 de Miratejo, EB 1 D. Nuno Álvares Pereira e EB 1 José Afonso. Estes meninos e meninas que estão agora a terminar um ciclo da sua vida foram recebidos pelas professoras Sílvia da Direção e Rosa da biblioteca escolar, tendo estado presente também a responsável pelo Gabinete de Apoio à família. A professora Sílvia começou por referir as várias valências da escola, salientando os clubes existentes e os projetos a que estamos associados, tendo mostrado algumas imagens das atividades aí realizadas ao longo do ano letivo. 

A professora bibliotecária evidenciou, através de algumas imagens, atividades desenvolvidas pela biblioteca. Assistiram depois a duas representações de “marionetes” feitas por alunos do 5º C a partir de textos construídos e apresentados na disciplina de Português.


Foram ainda entregues os prémios aos vencedores do concurso literário “O lince e a tartaruga”, no escalão 3 (4º ano) e os certificados de participação às respetivas professoras, Cristina e Adelaide, bem como a todos os alunos  participantes.
No final os alunos, já com uma doce mensagem (entenda-se rebuçado com mensagem alusiva à leitura e aos 20 anos da RBE)  nas mãos e algumas ofertas da disciplina de Educação  Moral e Religiosa Católica e com a professora Sílvia como guia lá foram visitar os vários espaços da escola. Foi certamente uma manhã muito bem passada!

Até setembro, agora já como alunos da EB de Corroios!