segunda-feira, 24 de outubro de 2011

À Descoberta da nossa Origem

No dia 20 de outubro, o quarto ano A e B, foram ao Fórum do Seixal, visitar a exposição “Origem e Princípio”, comemoração dos 900 anos de D. Afonso Henriques.
A Drª Susana Filipe (Responsável pelas Atividades Lúdicas do Espaço Júnior) e a Drª Luísa Martins (historiadora que apoia os projetos educativos da biblioteca)receberam-nos com a “Hora do Conto”, para nos aguçar a curiosidade.
Depois guiaram-nos pela exposição, que estava muito atrativa.
Vimos objetos verdadeiros que as pessoas usavam naquela altura. Descobrimos informação muito importante sobre a história, que vamos explorar no quarto ano e ficámos a saber algumas curiosidades.
Preparados? Aqui vão algumas:
-- Já existia o povo português antes de haver Portugal;
-- Segundo o historiador e escritor Alexandre Herculano, D. Afonso Henriques, nasceu em 1111.
- Somos uma das nações mais antigas da Europa;
- D. Afonso Henriques concedeu terras (feudos), a não nobres (o que na altura era algo que não se fazia)
- A batata, o feijão e o grão só vieram depois dos Descobrimentos Portugueses;
- Antes havia pão de castanhas e bolotas;
- Os nobres comiam mais carne, porque era mais “chique”;
- O sal era muito caro;
Etc
E para terminar, fizemos com a “monja copista” Carmo Bento, um papiro muito interessante, com o português falado naquela época (idade média)!
Gostaram, então lançamos aqui o desafio.
Visitem esta exposição, identifiquem-se como sendo alunos da Eb1 D. Nuno Álvares Pereira e peçam para falar com a Susana Filipe e com a Luísa Martins e tragam um comprovativo em como estiveram presentes.
Depois é só mostrar o comprovativo à Professora Andreia Correia , da Eb1 D. Nuno Álvares Pereira e ganham um convite para participar no jogo a realizar na escola no âmbito dos 900 anos de Afonso Henriques, dinamizado pelo Espaço Júnior do Fórum do Seixal.
Aguardamos então, notícias vossas.

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
A photo album by Smilebox

1 comentário:

Anónimo disse...

ola eu sou a margarida e andei nessa escola ate ao 2 ano e era da professora yolanda e quero mandar muitos beijinhos para ela e para todos da turma e para a Leonor do a.t.l. tenho saudades de todos . agora sou do 4 ano da escola de miratejo .adoro a escola d. nuno e um espetaculo principalmente a prof.yolanda muitos beijinhos para todos adeus .9/11/11