domingo, 15 de novembro de 2009

A Importância da Sopa

A alimentação tem cada vez mais importância nos dias de hoje, a tal ponto, que até foi instituído um dia dedicado a ela, o dia 16 de Outubro – Dia internacional da Alimentação.

Porque tanto destaque para o tema?

Porque é através dela que evitamos as doenças e nos protegemos, utilizando para o efeito as vitaminas e os nutrientes que os alimentos nos fornecem.

Com o propósito de estudar a alimentação, a turma do 2ºA realizou várias actividades que proporcionaram um estudo aprofundado sobre o tema.

Vários intervenientes contribuíram para a realização das actividades propostas: professora da turma, professora da biblioteca, professora do ensino especial, outros professores, auxiliar, alunos e encarregados de educação. O contributo de todos foi muito importante e necessário para o desenvolvimento e conclusão das tarefas.

Tudo começou na biblioteca, com a visualização de um filme: “A sopa verde”. Este, conta a história de um porquinho que não gostava de sopa… A professora Sílvia aproveitou para falar dos vários tipos de sopa que podemos comer e são importantes para a manutenção de uma boa saúde.

Com a professora da turma, professora Iolanda, falámos sobre a importância de fazer uma alimentação saudável e elaborámos a receita de uma sopa de legumes no quadro, composta pelos ingredientes escolhidos pela turma.

A professora de educação especial, professora Teresa, também quis contribuir e apresentou o filme: “ O patinho que não gostava de legumes” e mais uma vez falámos de alimentação, das vitaminas e minerais que eles contêm.

Efectuamos ainda algumas entrevistas às professoras (Iolanda, Cesaltina e Sílvia), a auxiliar (Dona Joana) e a vários alunos da turma.

Com os encarregados de educação (nossos pais), realizámos em nossa casa o cardápio de uma sopa e fizemos a sopa com a sua ajuda. Para comprovar o nosso feito tirámos algumas fotografias.

Esta actividade, não estaria completa, se não tivéssemos a oportunidade de comer a sopa, não só em casa, mas também na escola, onde tudo começou, na companhia de todos os colegas da turma envolvidos na mesma tarefa.
Partilhámos, confraternizámos e aprendemos.

Esta foi sem dúvida a melhor maneira de estudar a alimentação. Ficámos a gostar de sopa e a perceber melhor a importância de uma alimentação saudável.

Em casa, com a ajuda dos nossos familiares, tornamo-nos verdadeiros chefes de cozinha e confeccionámos sopas deliciosas e muito energéticas.



Mais sopas a serem confeccionadas pelos nossos pequenos cozinheiros.


E no final, deliciamo-nos com as nossas saborosas sopas. Divinais! Ficaram de comer e chorar por mais...

4 comentários:

Margarida Costa disse...

Que biblioteca tão apetitosa! Fico contente de ver continuar a crescer as sementes que vi semear por outra jardineira das bibliotecas!

Continuação de Bom Trabalho!

Anónimo disse...

BOM TRABALHO
4.B
TIAGO S

Anónimo disse...

gostei muito
Andreia Reis

Goht disse...

Acho que esta escola é maravilhosa tem muitas coisas fantásticas.
Adorei este blogue não tem palavras para descrever......

Antiga aluna:
Sara barata