sábado, 20 de dezembro de 2008

Festa de Natal

No último dia de aulas tivemos uma grande surpresa: os palhaços vieram à escola!
Depois de vermos as suas "palhaçadas", pintaram-nos a cara e fizeram-nos espadas com balões. Foi um dia muito divertido. Foi a Associação de Pais da escola que nos ofereceu este momento tão bom. Mais tarde partilhámos lanche e brincámos.
Agora, e com tanta alegria, vamos dizer bem alto: BOAS FESTAS!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Cantinho da Leitura

Está pronto o nosso Cantinho da Leitura do 1º andar. Agora é só encher as estantes de livros e aproveitar este espaço tão acolhedor...

O meu mealheiro

Finalmente acabámos os nossos mealheiros e já os levámos para casa. Agora é só ir juntando moedinhas para comprar um livro na 2ª Feira do Livro da nossa escola, que se realizará em Março.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Os nossos contos de Natal



Todos os alunos da escola uniram-se com um só objectivo: enfeitar uma árvore de Natal com contos de Natal, feitos por eles.
Os contos foram tantos, tão bonitos, que precisámos não só de uma árvore mas também de um painel para os colocar. Que bonitos estão estes pequenos livros vermelhos com estrelas douradas e prateadas. É a magia do nosso Natal!

Está a surgir uma nova forma de leitura - Biblioteca digital para crianças

"Muito se tem dito sobre os hábitos de leitura dos portugueses não serem os ideais, principalmente os dos mais novos que, cada vez mais, se deixam enfeitiçar pela televisão e, acima de tudo, pela Internet. Como ultrapassar estas dificuldades? Juntam-se os livros à Internet.
Desta associação nasceu a Biblioteca de Livros Digitais, que disponibiliza livros dirigidos a crianças e jovens para leitura online.“Está a surgir uma nova forma de leitura”, afirmou Carlos Correia, director do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, responsável pelo projecto. “Queremos privilegiar as crianças mais novas, de sete, oito anos, mas sem deixar de lado as outras faixas etárias”.
Apesar da maioria dos livros serem infantis, alguns já são dirigidos para adolescentes. “Eu e a Isabel [Alçada] tivemos um desafio: ajudar as crianças mais novas a usar a informática, nomeadamente o Magalhães, de uma forma que as interesse.”
Na abertura, o site contará com nove livros digitais, alguns deles originais, outros já publicados, e durante o próximo semestre serão colocados mais 35. Os que estarão lá inicialmente serão muito mais do que um texto num computador. Permitirão folheá-los, contam com ilustrações, algumas delas animadas, e terão ainda a opção de serem lidos por actores. “É altamente criativo. Para os mais pequenos, o uso da voz por actores ajuda-as a ler melhor.”A Biblioteca de Livros Digitais pretende também criar uma rede social. Aos registarem-se, os utilizadores poderão juntar-se como amigos e participar na secção Os Livros da Malta, onde cada um pode acrescentar algo no final de qualquer livro. “O livro passa a pertencer a alguém”, sugere Carlos Correia."
17.12.2008 - Nuno Aguiar - Público

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O Soldadinho de Chumbo

Valeu a pena esperar! As turmas do 4º ano trabalharam a história O Soldadinho de Chumbo e adoraram. Ouviram a história, preencheram um guião de leitura, elaboraram soldadinhos com colheres de pau e outros trabalhos de expressão plástica. Ninguém ficou indiferente à triste história do valente Soldadinho de Chumbo...

"Eu gostei de fazer esta actividade, mas o que mais me maravilhou foi fazer o Soldadinho de Chumbo numa colher de pau"


"O Soldadinho de Chumbo é uma história muito linda e a experiência da colher de pau foi divertida."




segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Só para não me esquecer o quanto eu gosto de ti...

Vamos apadrinhar um livro

Esta actividade teve início este mês e está a ter bastante participação por parte dos nossos pais. Bem-hajam! Com esta actividade pretendemos angariar livros para os nossos novos espaços de leitura. Para tal, basta oferecer um livro à nossa Biblioteca Escolar. No mesmo será colocado uma etiqueta “Livro apadrinhado pelo aluno________ e pelos seus _________”. Caso necessitem de alguma sugestão, poder-se-ão dirigir à BE (das 9h30 às 13h, das 14h30 às 16h).

"Apanhado a Ler"


Esta actividade consiste na elaboração de cartazes (a serem utilizados no circuito desta escola). Estes cartazes serão compostos de fotografias de elementos da comunidade educativa com uma pequena legenda (nome, profissão, O livro que estou a Ler, O livro que mais me marcou foi...) Esta fotografia poderá ser a ler sozinho ou a ler em família. As fotografias poderão ser espontâneas ou encenadas. Podem ser enviadas para o mail da escola eb1.d.nunoalvarespereira@gmail.com ou à professora de turma. Ficamos à espera!
Quem já "Apanhámos":
José Coimbra : Apresentador de rádio /RFM : Café da Manhã
Pedro Leitão: Ilustrador de Banda Desenhada
Sara Rodrigues e Cristiana Resina: Escritora e Ilustradora do livro Miaus, da ASA (vêm à escola para as turmas do 4º ano)
Elvira Fortunato: Professora Universitária/Investigadora FCT/UNL
Luís Pereira:Investigador FCT/UNL
Estamos à vossa espera!!!

Espaços de Leitura - Junta de Freguesia de Corroios



Os nossos Espaços de Leitura estão "a caminhar". Claro, com a ajuda da nossa parceira Junta de Freguesia de Corroios. A rampa para os carrinhos de leitura irem para a rua está feita, assim como os banquinhos para os nossos alunos se sentarem.
O Espaço de Leitura do 1º andar está a ficar um verdadeiro "Portugal dos pequeninos"! Agora é só ler!!!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Encontro com Pedro Leitão



Apertem bem os cintos pois vamos dar início à nossa viagem!
A Banda Desenhada é sempre um tipo de texto muito apelativo para os nossos alunos. Mas por vezes produzi-la, já não é tão simples. Daí a ideia da promoção de um encontro com Pedro Leitão,autor de Banda Desenhada e ilustrador de muitos livros infantis, alguns já trabalhados na nossa Biblioteca Escolar, como é o caso de "O casamento da Gata", de Luísa Ducla Soares.
Pedro leitão contou-nos, bem ao seu modo, os seus livros "A Viagem no Carro Encarnado", "O Leitão Azul", e "A Praia da Rocha Amarela". Estes livros ainda se encontram à venda na Biblioteca Escolar.
É verdade, o Pedro Leitão já aderiu à nossa iniciativa "Apanhado a Ler" e enviou-nos uma foto linda a ler em família com o seu filho e cadelinha! Obrigada, Pedro!

Dá-me 10!



A Actividade "Dá-me 10" está a ser um sucesso e muito bem recebida pelos nossos alunos. Todas as sextas-feiras, durante 10 minutos, no período da manhã e da tarde, todos param para ler. Alunos, professores e auxiliares. Trazemos o nossso livro de casa ou vamos buscar um à Biblioteca Escolar ou a um Espaço de Leitura e simplesmente paramos 10 minutos para ler. É divertido e muito relaxante.

Encontro com Ângela João e Carla Cardoso



As turmas do 3 º ano estudaram, na área de Estudo do Meio, os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Fazendo a ponte entre a Biblioteca Escolar e o currículo, as turmas trabalharam o livro "A Clara na ilha terceira Açores". Culminando com diversos trabalhos: pesquisa, produção de cartazes, pintura de paineis,desenhos ilustrando partes da história e reconto da mesma. As turmas da manhã encontraram-se com a escritora e ilustradora do livro. Estes encontros são sempre ricos em troca de experiências, em perguntas, e de certeza que todos ficamos mais ricos. Ângela João e Carla Cardoso prometeram-nos participar na nossa actividade "Apanhado a Ler".

Já começámos a fazer os nossos mealheiros!


Todas as turmas já começaram a fazer os mealheiros, utilizando garrafas de plástico. Estão a ficar lindos! Com estes mealheiros, todos nós podemos ir juntando algumas moedas para depois comprarmos um livro na "2ª Feira do Livro" da nossa escola. Depois publicamos uma fotografia dos mealheiros já concluídos.

Lenda da Fonte do Mato - António Fontinha

Finalmente, António Fontinha!


Foi simplesmente mágico este encontro! Muito já tinhamos ouvido falar deste fantástico contador de histórias que, num instante consegue prender uma multidão. Trouxe-nos um conto tradicional, pois devemos procurar nas nossas raízes a nossa verdadeira essência. Com os seus gestos, com a sua voz, António Fontinha consegue-nos transportar para o seu mundo de histórias com uma facilidade única. Esperemos que este seja o primeiro de muitos encontros!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A BRUXA ARREGANHADENTES

PORQUE UMA HISTÓRIA DE METER MEDO É MESMO BOA QUANDO APETECE UM COLO... e porque sabemos que há sempre alguém para nos proteger!

OU ENTÃO PARA OS MAIS VALENTES QUE A CONSEGUEM LER SOZINHOS... e dormir descansados depois de fechar o Livro!

.
Informação para adultos:

Finalmente editado em língua portuguesa, com magníficas ilustrações de Maurizio A. C. Quarello que sublinham de forma quase expressionista o ambiente de medo e de terror em que a narrativa se desenrola, A bruxa arreganhadentes consiste na recriação de um conto tradicional cujo objectivo era exactamente a promoção do medo, na procura da sua libertação através da catarse. O álbum da OQO insere-se, por isso, num universo ao qual a literatura para a infância contemporânea não tem dado especial atenção, mas que é revelador das origens tradicionais do género e da ligação ao maravilhoso, associadas ao gosto intemporal pelo horror. O leitor é chamado a identificar-se com as crianças protagonistas e a associar-se a elas na luta desigual contra a figura terrífica da bruxa, evocando os confrontos que fazem parte do património literário oral e tradicional.

COMO ENCONTRÁ-LO NUMA BIBLIOTECA OU LIVRARIA?

Título A bruxa arreganhadentes
Autor(es) Tina Meroro, Maurizio A. C. Quarello (ilustrador)
Editora OQO Local Pontevedra
Data de edição 2007
ISBN 978-972-41-3654-7
Tradução Dora Isabel Batalim

Cartazes de leitura

O 4ºA elaborou cartazes que apelam à leitura e espalhou-os pela escola.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

UM LIVRO PARA DESCOBRIR COM OS PAIS


PORQUE É MESMO BOM PARA AJUDAR A DESCONTRAIR QUANDO TEMOS QUE FALAR DE COISAS DIFÍCEIS (ou, pelo menos, difíceis para os adultos...)


A Mamã pôs um Ovo! é uma autêntica obra prima: pela história que nos relata em surpreendentes imagens, pelo grafismo audacioso das suas ilustrações, pelo humor desenfreado com que nos sensibiliza. E, para além de tudo isto, é uma «magistral» lição de Educação Sexual.

Revelada pela Terramar, em Portugal, Babette Cole é um dos actuais grandes nomes da literatura e da ilustração para crianças. Senhora de um humor corrosivo, tipicamente britânico, consegue seduzir não só os pequenos leitores como também os próprios adultos.

COMO ENCONTRAR ESTE LIVRO NUMA BIBLIOTECA OU LIVRARIA...

A Mamã pôs um ovo!
Babette Cole [texto e ilustrações]
Colecção: Álbuns para Crianças
Editora Terramar
ISBN: 972-710-177-1

OUTRO LIVRO QUE FALA DE COISAS QUE SÓ INTERESSAM A MIÚDOS...


OH, JOÃO, FOSTE TU PORCALHÃO?

A história tem início porque toda a família se queixava que o João dava muitos puns e cheirava muito mal, diziam que era a toda a hora e em qualquer sítio... mas ... de forma divertida e obtendo a cumplicidade dos leitores, o João vai-nos desvendando que, afinal, toda a família faz o mesmo, alguns muito discretos, outros mais ruidosos...


COMO ENCONTRÁ-LO NA BIBLIOTECA OU NA LIVRARIA?

Oh, João! Foste Tu, Porcalhão?
David Roberts
Dinalivro 2004.
ISBN: 9725764579 / 972-576-457-9

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM LHE FIZERA AQUILO NA CABEÇA


UM ROMANCE "POLICIAL" IMPERDÍVEL!

TUDO o que precisas saber para procurar este livro numa Biblioteca ou Livraria perto de ti...

Título A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça Autor(es) Werner Holzwarth, Wolf Elbruch (ilustrador) Tipo de documento Livro Editora Kalandraka Data de edição 2002 Área Temática Animais, Alimentação, Humor ISBN 972-8781-00-8 Tradução Alexandre Honrado


Informação para adultos...

Narrativa paralelística de temática humorística, A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça constitui um álbum de grande sucesso pela forma original como tematiza, sem referências explícitas mas de forma muito sugestiva e particularmente cómica, a questão dos excrementos das diferentes personagens animais. Assim, um tema aparentemente tabu e excluído do universo da produção literária, é trazido para a produção de potencial recepção infantil, é recriado com originalidade sob a forma de uma narrativa que também assenta no mistério. As ilustrações, quase todas de grande plano, representam com fidelidade as personagens e as suas acções, completam o sentido do texto e preenchem vários dos espaços em branco ajudando o leitor a visualizar elementos que surgem apenas sugeridos na componente verbal.

(Fonte: Casa da Leitura)

ALeR+, LER SEMPRE mais e mais...

Para não deixar arrefecer o calor do nosso Chá com Livros...