domingo, 30 de outubro de 2016

Encontro com Daniel Completo

Com o objetivo de formar LEITORES e fomentar o gosto pelo LIVRO, no próximo dia 10 de Novembro, pelas 9.30 teremos um encontro com o autor/intérprete Daniel Completo.
Embora os poemas, da autoria de Luísa Ducla Soares, se destinem aos mais novos, procura-se também que, através dos livros (contendo CD), os pais e professores os utilizem como instrumento educativo, numa abordagem pedagógica e lúdica.
No final do encontro realiza-se uma sessão de autógrafos.

Os livros encontram-se à venda na feira do livro de autor que decorre até dia 10 de novembro.

sábado, 22 de outubro de 2016

24 de outubro - Dia das bibliotecas Escolares


Em 2016 celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar no dia 24 de outubro. O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro.
Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

Este ano a celebração das bibliotecas do agrupamento será realizada na ginásio da EB 1 de Miratejo.

Deixamos o convite a todos quantos queiram aparecer, numa festa que vai ser da leitura, da partilha e dos afetos.

sábado, 15 de outubro de 2016

Sessão com António Fontinha

 Conforme tínhamos já informado, tivemos na nossa biblioteca no dia 12 a presença do contador de histórias, António Fontinha.

No início da  sessão, os alunos presentes declamaram e muito bem o poema “Livro” de Luísa Ducla Soares, uma surpresa muito agradável para os seus encarregados de educação.


Seguiram-se as histórias de António Fontinha que mais uma vez encantaram miúdos e graúdos.
Ficamos a aguardar a ilustração da história “O lobo e o caracol”. Os melhores desenhos serão publicados no blogue. Então, meninos e meninas e respetivos encarregados de educação, mãos à obra! 

Prémio Nobel da Literatura 2016


https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8558095914299032237#editor/target=post;postID=6744503332483278542

O Prémio Nobel de Literatura foi atribuído, quinta-feira, dia 13 de outubro,  ao músico norte-americano Bob Dylan.

Bob Dylan, 75 anos, foi o escolhido este ano por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana, foi a explicação dada pela Academia Sueca.

domingo, 9 de outubro de 2016

António Fontinha


É com muito gosto que vamos ter, de novo, na nossa biblioteca António Fontinha, contador exímio de histórias.
A sessão realiza-se no dia 12 de outubro, pelas 18.30. Destina-se fundamentalmente aos alunos do 1º ano e respetivos encarregados de educação.

Não falte, contamos com a sua participação!


Ouvir uma história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, contribui para que a criança possa compreender e interpretar melhor.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

O elefantinho


O Elefantinho

Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?
— Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!

 


Vinicius de Moraes

A gaivota que não queria ser


Era uma vez uma gaivota que gostava de ser pomba. Dizia ela que as gaivotas não servem para nada, ao passo que as pombas sempre servem para alguma coisa. — Levam cartas, mensagens, avisos de um lado para o outro — explicava ela às outras gaivotas. — São as pombas ou os pombos-correios. — Também há quem as cozinhe com ervilhas — interrompeu-a uma gaivota trocista. — Essa serventia a nós não nos interessa — arrepiaram-se as outras gaivotas, que voaram, alarmadas. Ficou sozinha a gaivota que queria ser pomba. Servir de cozinhado também não estava nas suas ambições, mas à falta de outro préstimo… E pensou: “Gaivota estufada”, “Gaivota de cabidela”, “Gaivota guisada com batatas”… Realmente, não lhe soava bem. E menos bem devia saber, porque nunca lhe constara que os humanos, de boca aberta para todos os gostos, tivessem incluído tais receitas nos seus livros de cozinha.

4 de outubro - dia mundial do animal : um video

Como forma de homenagear os animais, deixamos um pequeno vídeo, com algumas imagens ternurentas. Deixem o vosso comentário.

4 de outubro - Dia mundial do animal

Celebrámos hoje o dia mundial dos animais, naturalmente com leituras, mas não só!

Os alunos, colaboradores da biblioteca, prepararam uma surpresa para os meninos do 4º ano  da EB1  D. Nuno Álvares Pereira que têm a sua sala de aula na Básica de Corroios.
A leitura do texto “A gaivota que queria ser pomba” de António Torrado e a declamação do poema “Elefantinho” de Vinicius de Morais foram feitos de forma exemplar pelas alunas Eva, Júlia e Diana  do 6º E. Os marcadores e os gatinhos em cartolina fizeram as delicias dos mais pequenos.

As leituras estenderam-se às turmas da EB1 D. Nuno.



outubro - mês internacional da biblioteca escolar

Sabiam que outubro é o mês internacional da biblioteca escolar?
Vamos festejá-lo com muitas atividades que terão sempre a leitura, os livros e as aprendizagens como  pano de fundo!


Aprende a descodificar o teu mundo

Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

Contamos contigo! Participa!


De regresso



Depois das férias, regressámos ao trabalho. Um bom ano letivo para todos com muitas leituras e muitas aprendizagens!