quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A 25 de outubro, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as professoras bibliotecárias da freguesia de Corroios, concelho do Seixal, (AE Vale de Milhaços, AE "O Rouxinol" e ES João de Barros), realizaram com os seus alunos uma atividade de rua, na estação de caminho de ferro da Fertagus, em Corroios. Participaram crianças do 1º ciclo ao 12º ano e respetivos professores.
Leram-se e declamaram-se poemas de diversos escritores conhecidos e ainda dos próprios alunos; dramatizou-se o poema de Cecília Meireles Ou isto ou aquilo; bailou-se e cantou-se O baile da biblioteca, canção do grupo Cabeças no Ar.
Foi ainda montada nesse espaço uma pequena exposição de trabalhos elaborados no contexto da biblioteca escolar em colaboração com a sala de aula e, por último, distribuíram-se à população poemas, postais, marcadores comemorativos, frases alusivas à biblioteca...
Com esta iniciativa, as professoras bibliotecárias pretenderam sair da Biblioteca Escolar e mostrar à comunidade um conjunto de atividades que espelham o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares e a sua participação na construção do conhecimento e no apoio ao processo de ensino aprendizagem.
Estiveram presentes representantes da Autarquia, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Rede de Bibliotecas Escolares, Diretores dos Agrupamentos e ainda pais dos alunos e populares que se foram juntando.
As professoras bibliotecárias agradecem todos os apoios recebidos e a honra que tiveram com a presença de muitos participantes no evento.