quinta-feira, 26 de março de 2009

Dia do Livro Português



Todas as turmas comemoraram o "Dia do Livro Português", lendo e brincando em torno do livro "As Fadas Verdes" de Matilde Rosa Araújo.

Em círculo, lemos o poema "A Borboleta" das mais variadas maneiras, cantando, imitando animais, exprimindo emoções, ...

Divertimo-nos e no final já todos tinham memorizado a poesia.

Uma aventura nas férias da Páscoa











As turmas do quarto ano foram ler os capítulos VI e VII do livro "Uma aventura nas férias da Páscoa", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, no Moinho de Maré de Corroios. Cada aluno levou o seu livro e podemos partilhar leituras. Organizámo-nos em 5 pequenos círculos e aí lemos, falámos e comentámos os capítulos.
Foi muito bom ler um capítulo de um livro, mesmo no local da acção do mesmo.

terça-feira, 24 de março de 2009

Dia da Diferença

No dia 18 de Março participámos em actividades desenvolvidas pelas professoras do Ensino Especial. No ginásio estavam organizados três espaços. No espaço dos problemas de comunicação tivémos que, através de gestos, transmitir mensagens; no espaço dos problemas visuais, deslocámo-nos e contornámos obstáculos com os olhos vendados; no espaço dos problemas motores, desenhámos e pintámos só com a boca. No final, em grande grupo, partilhámos a experiência e escrevemos num painel uma mensagem sobre a actividade.

Com esta actividade sentimos que as pessoas com deficiência, apesar de terem uma vida mais difícil que nós, conseguem fazer as mesmas coisas, mas de uma forma diferente.

4.ºA e 4.ºB

Semana das Ciências na EB2/3 de Corroios


No dia 12 de Março fomos convidados pelos professores de ciências da EB2/3 de Corroios a participarmos na "Semana das Ciências". Observámos e experimentámos: cristais e minerais, simulação de uma erupção vulcânica, propriedades do ar, simulação de fósseis em laboratório, como colorir cravos, hábitos de vida saudáveis, garrafa fumadora, no microscópio sangue humano e grãos de pólen...
Muito obrigado pelo convite. Adorámos!

4.ºA e 4.ºB

domingo, 22 de março de 2009

D. Nuno Álvares Pereira

D. Nuno Álvares Pereira dá o nome à nossa escola e foi uma personagem muito importante da História de Portugal. Ficámos a conhecer mais sobre a sua vida e elaborámos diversos trabalhos. Aqui fica uma pequena amostra. Esperamos que gostem!



4.º A

O segredo do rio

Iniciámos a leitura da obra "O segredo do rio". Estamos ainda no início, mas já elaborámos trabalhos maravilhosos. Estamos a trabalhar o livro em grande grupo, em pequenos grupos e individualmente e contamos com a colaboração da professora Teresa, da Biblioteca Escolar. Aqui ficam alguns dos desenhos já realizados e a promessa que no final daremos mais notícias...



4.º B

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ateliê “Dança dos Barcos”


No dia 26 de Fevereiro de 2009, os alunos do 3º A participaram no ateliê “Dança dos Barcos”, realizado pelo Ecomuseu Municipal do Seixal.
Tiveram oportunidade de desenvolver actividades de observação, descoberta, expressão plástica e dança, todas explicadas e acompanhadas pela Dr.ª Madalena.
Também visitaram a oficina onde são feitos alguns barcos de madeira (miniaturas) e conheceram a senhora Luciana que falou dos barcos que constrói, mostrou algumas das ferramentas que utiliza…
Foi uma visita onde, de forma divertida, todos aprenderam muito sobre “os barcos, Memórias do Tejo”.
3º A

sexta-feira, 13 de março de 2009

"Dos Livros à Ciência"


Fizemos da escola um laboratório e descobrimos que a ciência também vem nos livros!

Realizámos experiências com a ajuda de convidados especiais. Também aprendemos com a exposição de ciência e minerais, visualizámos filmes e durante toda a semana tivemos livros de ciência nos Cantinhos de Leitura.

.

Carta aberta a Luísa Ducla Soares


A Luísa Ducla Soares é uma fofura! Hoje quando eu disse à Luísa Ducla Soares que ela era uma fofura, também fiquei muito contente de o fazer. Depois dei-lhe um ramo de flores na Biblioteca e fiquei muito feliz.

Ana Madeira


Luísa Ducla Soares, os seus livros são de encantar. Os nossos corações não param de bater. Por esta razão também eu gosto de escrever. Desta sua leitora,

Soraia Cavaco

"O Dia do Escritor"





A Semana da Leitura iniciou-se em grande! O Dia do Escritor foi simplesmente inesquecível.
Este será um dia para recordar cada vez que abrimos um livro de LUÍSA DUCLA SOARES. Como foi suave, tranquilo e de partilha. Como foi bom conhecer Luísa Ducla Soares.

Mas que grande Padrinho!


Parabéns, Paulo Martins! Fica aqui o nosso agradecimento pelo teu apadrinhamento. És um grande leitor e estás a ajudar os outros a sê-lo.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Lançamento do livro "Em viagem com a poesia"

Depois de uma viagem nos livros de António Mota, chegou a nossa vez de nos transformarmos em escritores e fazer os nossos leitores viajar...
"Em viagem com a poesia" é o fruto do trabalho desenvolvido pelas turmas do 1.º e 2.ºano aquando da visita de António Mota.
Estamos orgulhosos!
Agradecemos à Junta de Freguesia de Corroios pela publicação dos nossos tesouros!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia de Espanha

Para comemorar este dia realizou-se a Hora do Conto.
A história "Une lunes por la mañana" foi projectada e lida na língua espanhola, por duas narradoras vestidas a rigor!
Foi um dia muito divertido e muito enriquecedor!
No final os alunos receberam um marcador de livros com os dias da semana escritos em espanhol!







terça-feira, 3 de março de 2009

Dia da Ciência

A escola recebeu mais uma iniciativa diferente nesta semana da leitura. Desta vez o mote foram os livros sobre experiências e ciências.
Na escola estiveram a realizar diferentes experiências um professor universitário (Luís Pereira), uma professora do 3.ºCiclo e Secundário (Ana Lívia Assunção), um professor do 2.ºCiclo (Cassiano) e uma professora do 1.ºCiclo (Teresa Silva).
Os nossos alunos agradecem este dia tão emocionante!









"Família aprende a contar histórias"

Susana Filipe, animadora da Biblioteca Municipal do Seixal, presenteou-nos com um entardecer mágico!
No meio de muita animação e representação, foram distribuídos conselhos úteis na escolha dos livros mais indicados para as nossas crianças.
Foram folheados diversos livros, alguns mágicos que abriram o apetite para mais sessões idênticas a esta!
Obrigada pela disponibilidade e boa disposição!
A descontracção no momento certo da semana da leitura!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Dia do Escritor - Luísa Ducla Soares

Finalmente recebemos a visita de Luisa Ducla Soares...
A tarde iniciou-se com uma entrevista colectiva, na qual os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor a escritora enquanto pesso.
As turmas envolvidas apresentaram os vários trabalhos elaborados nas salas de aula, surtindo a admiração e elogio por parte de Luisa Ducla Soares.
No final todos ficaram felizes com as partilhas...

O ambiente criado proporcionou a conquista de todos os presentes!

Obrigada pelo carinho e pela inspiração de vida!

domingo, 1 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA

Nesta escola todas as semanas são semanas da leitura, todos os dias são dedicados à leitura. Mas nesta semana vivemos mais itensamente os livros, a sua magia e a sua festa.
Esta é a nossa agenda:
Dia 2: Dia do Escritor
Vinda da escritora Luísa Ducla Soares. Já andamos há muito tempo a trabalhar, ou simplesmente a deliciarmo-nos, em torno dos contos, poemas, lengalengas, ... Finalmente o dia está próximo!

Dia 3: Dia da Ciência
Dos livros não vêm só as histórias de encantar, mas com eles também podemos pesquisar e aprender muito mais. Neste dia vamos aprender não só através dos livros mas também sendo "Cientista por um dia".
Dia 3:"Família aprende a contar histórias"
Oficina com pais dinamizada uma animadora da Biblioteca Municipal do Seixal, Susana Filipe.

Dia 4: Dia da França

O nome La Fontaine diz-nos tudo. Todos nós crescemos a ouvir as suas Fábulas. Mas neste dia vamos ouvi-las de uma maneira diferente. Já preparámos uma pequena exposição sobre La Fontaine e sobre França para dar um toque mais frances a este dia.

Dia 5: Dia da Espanha
E que tal ouvirmos um conto em espanhol? Simplesmente delicioso. " Um lunes por na mañana". O que quererá dizer? Terão que esperar até quinta-feira!
Dia 6: Dia de Lançamento do Livro
Finalmente o nosso livro "“Em viagem com a poesia” já está pronto a ser lido por todos nós. Vamos partilhar as suas leituras e deliciarmo-nos com os nossos poemas. Mais uma vez a Junta de Freguesia de Corroios a ajudar-nos nestes momentos. Muito, muito obrigado.
Todos os dias:
Em paralelo, outras "festas" continuam: "Ler porque gosto"; "Ler em família"; "Os livros vão à rua"; "Sementes de música"; Concurso: "A melhor frase de Leitura"

Carnaval



Lá fomos todos combater na famosa Batalha de Aljubarrota!
Com o D. Nuno Álvares Pereira no seu cavalo a comandar só podia ser um sucesso!

Mas ainda houve tempo para um momento "a Ler +" da Padeira de Aljubarrota.

A cigarra e a Formiga

Semana da Leitura "Dia de França dia de La Fointaine"
Dia 4 de Março
Vamos dedicar este dia a La Fontaine e às suas Fábulas. Dedicámos o espaço do Canto das Fadas a França e a la Fontaine. Agradecemos a colaboração da Emabixada de França que nos ofereceu algum material e muita simpatia. É só esperar pelas surpresas desta dia!